5 Segredos Brilhantes para Evitar o Estresse

5 Segredos Brilhantes para Evitar o Estresse

evitar estresse

Considerado um mal muito comum da nossa atual sociedade, o estresse é capaz de ser responsável por desenvolver diversas outras doenças. Para evitar o estresse é necessário não somente ter mais paciência com os fatores externos, mas também é essencial mudarmos para que o estresse mantenha distância de nossas vidas.

O estresse pode ser definido como uma resposta à algumas situações, onde em nosso corpo começam a ocorrer algumas reações químicas, que consequentemente provocam reações físicas. Por esse motivo, cada um pode reagir de forma diferente quando submetido às mesmas situações de estresse.

Para ter uma vida mais leve, evitar o estresse é uma das coisas básicas que nós devemos fazer, mesmo embora a situação nos diga ao contrário. Para aprender a evitar o estresse te contaremos 5 segredos que vão mudar a sua vida.

5 dicas práticas para evitar o estresse

1.   Sempre respire fundo

Existe um hormônio responsável pelos níveis do estresse, esse hormônio é o cortisol, que em altos níveis provocam crises de estresse e traz consequências negativas não somente para o indivíduo, mas também para os seus relacionamentos interpessoais.

Sabe aquela frase ‘’respire fundo’’ que é muito utilizada quando estamos em situações de estresse? Ela não é dita a toa e realmente funciona. Respirar fundo ajuda a reduzir os níveis de cortisol no nosso corpo e consequentemente ajuda a evitar o estresse.

2.   Pratique atividades físicas

Atividades físicas são ótimas para quem deseja melhorar a autoestima e reduzir o estresse. Isso acontece por causa da liberação do hormônio conhecido com endorfina que auxilia na sensação de bem-estar. Além disso, a prática de exercícios físicos ajuda a reduzir tensões no corpo, causando assim relaxamento.

Isso tudo faz com que nós tenhamos noites melhores de sono e no outro dia estejamos mais calmos e pacientes, pois quando dormimos pouco ou temos uma noite de sono ruim, o nosso dia seguinte é muito afetado por essa situação, o que nos causa estresse, dores de cabeça e improdutividade.

3.   Não remoa pensamentos ou sentimentos ruins

Se você está submetido à uma situação estressante ou que possa lhe causar estresse em um futuro próximo, o recomendado é que você não fique remoendo os sentimentos e pensamentos ruins, pois isso só irá te fazer ficar com mais estresse e ocorrerá uma baixa em sua produtividade.

Por isso, uma dica prática pra evitar que os seus pensamentos te atormentem é desenhar em uma folha de ofício um círculo grande, onde dentro do círculo devem estar as coisas que você pode controlar diante da situação e do lado de fora você deve colocar o que está fora do seu controle, ou seja, as condições externas.

Se preferir você também pode escrever apenas os seus pensamentos que estão lhe causando estresse em uma folha.

4.   Tenha um tempo para si mesma

Ter um tempo para si mesma talvez seja uma das dicas mais importantes, pois nós não somos uma máquina que deve trabalhar 24 horas por dia sem nem ter direito a momentos de lazer. Se isso acontece, chega uma hora que nosso cérebro surta e explodimos como uma panela de pressão.

Então, sempre tente arranjar um tempo para aproveitar os melhores momentos da vida. Priorize o que é importante, mas saiba que você também deve ter os momentos de lazer como uma prioridade, até mesmo para que você consiga manter a sua saúde mental em dias.

5.   Desabafe

As vezes o que nós precisamos é apenas desabafar com alguém em quem a gente confie. Conversar é uma das melhores formas de aliviar o estresse, pois nos sentimos muito mais leves colocando para fora o que está nos atingindo.

Converse com alguém que possa te ouvir, mesmo que seja apenas para escutar sem opinar em nada. Você sairá muito mais leve e menos estressada após colocar tudo para fora.

Assim…

Sabendo evitar o estresse a sua vida passa a ser mais doce e você reduz de forma significativa as chances de ter outras doenças que podem ser desenvolvidas por meio do estresse constante.

Por isso, pratique os segredos que te contamos e viva o outro lado da vida. Você também pode evitar esse problema ouvindo músicas (é comprovado cientificamente que a música tem o poder de atuar no nosso cérebro) ou realizando outras atividades que sejam prazerosas para você e do seu interesse.

Envie seu comentário