Guia Definitivo sobre Colesterol

Guia Definitivo sobre Colesterol

Colesterol

É comum irmos ao médico fazer exames de rotina e quando pegamos o resultado nos deparamos com o temido colesterol alto. Em alguns casos há a necessidade de intervenção medicamentosa, porém em sua maior parte a recomendação para que consigamos diminuir esse colesterol é por meio de atividades físicas e uma boa alimentação.

Por ser algo comum, porém não normal, elaboramos um guia definitivo sobre o colesterol para que você possa entender o que é e quais são as recomendações para a solução desse problema.

Tudo o que você precisa saber sobre colesterol

– Colesterol bom

O colesterol bom é denominado de colesterol HDL, ele deve estar nos níveis indicados de acordo com a idade do paciente. Sabemos muito que o colesterol ruim não deve estar alto, pois pode fazer com que a gente desenvolva algumas doenças.

No entanto, o que muitos não sabem é que quando o colesterol bom está abaixo do normal, é tão perigoso quanto o colesterol ruim alto e aumentam as chances da ocorrência de infartos.

– Como aumentar o colesterol HDL

O colesterol bom pode ser aumentado por meio da ingestão de gorduras boas como a do azeite de oliva, nozes, abacate e outros alimentos. Além disso, é essencial realizar algum tipo de atividade física, pois ela também ajuda a aumentar os níveis do colesterol bom enquanto mantém o colesterol ruim baixo.

– Colesterol ruim

Já o colesterol ruim é chamado de LDL, ele é o responsável pela formação de placas de gorduras nas artérias e pode gerar muitos problemas relacionados ao sistema cardiovascular. Por isso é sempre bom manter o seu nível baixo.

Infelizmente é muito comum vermos pessoas, até mesmo muito novas, que possuem o colesterol ruim extremamente alto. Isso pode acontecer principalmente por questões de uma alimentação inadequada, rica em gorduras saturadas e alimentos processados.

– Recomendações dietéticas para diminuir o colesterol LDL

Para reduzir o colesterol LDL, é necessário manter uma alimentação saudável e equilibrada. Dê preferência sempre para os alimentos como eles são encontrados na natureza, evite alimentos industrializados que são ricos em sódio e conservantes. Algumas outras recomendações para que você possa reduzir o colesterol é:

  1. Aumentar a ingestão de alimentos que são ricos em fibras solúveis, para que assim ocorra a redução da absorção do colesterol pelo organismo;
  2. Evite consumir alimentos industrializados que são ricos em gorduras saturadas e trans. Alguns exemplos desses alimentos são frituras, alguns biscoitos, carnes com grande percentual de gordura e outros;
  3. Insira alimentos com propriedades antioxidantes em sua alimentação, inclusive beba muita água, que é um antioxidante natural, saudável e essencial para o bom funcionamento do nosso organismo;
  4. Evite consumir açúcar e álcool, pois estes fazem com que o fígado seja estimulado a aumentar a produção de colesterol ruim;
  5. Consuma alimentos ricos em gorduras boas para o nosso corpo;
  6. Reduza a ingestão de cafeína, pois essa substância faz com que o colesterol ruim circule com mais facilidade, contribuindo assim para a sua oxidação;
  7. Utilize alho, cebola e outros temperos e especiarias para temperar as suas refeições.

– Alimentos e suplementos

Como foi dito anteriormente, para que você tenha o colesterol ruim reduzido é necessário a prática de atividades físicas junto com a alimentação realizada com os alimentos certos. Reduzir a ingestão de carboidratos simples e optar pelos complexos é algo que também pode ajudar.

Há alguns suplementos que podem ser consumidos para que o colesterol bom seja aumentado, como a proteína de soja, por exemplo. No entanto, é interessante ingerir alguma suplementação após a conversa com um profissional de saúde responsável.

Então, antes disso é possível ir se tratando apenas com os alimentos ideais e as atividades físicas, já que são hábitos saudáveis e que qualquer um pode adotar.

Veja a seguir uma pequena lista de alguns alimentos que podem aumentar o colesterol HDL:

– Azeite de oliva;

– Óleo de coco;

– Peixes, principalmente salmão e sardinha;

– Abacate;

– Espinafre;

– Frutas, verduras e legumes;

– Aveia;

– Nozes;

– Amendoim.

Assim…

Sabendo que é possível diminuir o colesterol ruim de modo saudável, é importante que você tente fazer isso aplicando as recomendações que te demos acima. Desta forma você se manterá sempre com saúde e estará evitando diversos problemas cardiovasculares que podem se agravar com o tempo.

O colesterol ruim alto é assintomático e também por isso é perigoso, já que não apresenta sintomas e é detectado por meio de exames de sangue

Envie seu comentário