Prova que o Exercício Físico Realmente Funciona

Prova que o Exercício Físico Realmente Funciona

Exercício físico

É comprovado cientificamente que os exercícios físicos não atuam somente no nosso corpo, mas também na nossa cabeça, ou seja, os exercícios físicos são capazes de promover uma saúde em conjunto do nosso organismo com a nossa mente.

Pode até parecer bobagem, mas existem pessoas que acreditam que a prática de atividades físicas na verdade não funciona, só fazem gastar mais energias e até mesmo somente obter a perda de alguns quilinhos indesejados.

No entanto, os exercícios físicos vão muito além disso, eles mexem com todas as nossas estruturas e são tão potentes que podem amenizar os sintomas de doenças psicológicas como a depressão e ansiedade.

Para que você possa entender de fato que a prática de atividades físicas realmente funciona para a melhora da qualidade de vida, saúde e bem-estar, continue lendo o texto até o final.

Porque os exercícios físicos realmente funcionam?

Há pessoas que iniciam algum tipo de atividade física e acham que instantaneamente vão obter resultados, mas sabemos que na verdade as coisas não acontecem dessa forma, é um processo lento e que exige bastante paciência. Sem contar que algumas pessoas começam a se exercitar e continuam comendo de tudo.

Isso é uma das coisas que reduz drasticamente os efeitos positivos que os exercícios proporcionam.

Os exercícios físicos realmente funcionam por trabalharem diversos músculos ao mesmo tempo e promoverem a aceleração do metabolismo. Durante a prática de exercícios, os órgãos do nosso corpo passam a trabalhar em conjunto para que os músculos possam utilizar a energia necessária sem que haja o seu comprometimento.

Porém, para realmente funcionar, há estudos científicos que afirmam ser necessário a prática de alguma atividade física por no mínimo 5 vezes por semana, intercalando os exercícios para que os músculos também possam descansar e se desenvolver.

Além disso, é importante saber que a musculação não emagrece como os exercícios aeróbicos e para um melhor resultado é necessário aliar a musculação com estes tipos de exercícios.

Benefícios dos exercícios físicos

– Emagrece

Para ficar com o peso ideal e eliminar aquelas terríveis gorduras localizadas, somente a prática de atividades físicas atreladas à uma boa dieta para te ajudar nessa. Por você passar a consumir menos calorias e a gastar muito mais durante os treinos, você começa a perceber a perda de gordura e ganho de massa magra.

– Previne doenças

Para ter uma vida saudável e repleta de saúde, uma boa dose diária de atividade física é recomendada. Você estará ajudando a melhorar as funções do seu sistema cardiovascular, respiratório e circulatório. Para regular a pressão arterial, diminuir o colesterol ruim e evitar dores pelo corpo, faça algum tipo de exercícios físicos.

A prevenção de diversas doenças acontece também por causa do fortalecimento do sistema imunológico.

– Contribui para a saúde mental

Por liberar hormônios que contribuem para o bem-estar psicológico, como a endorfina, atividades físicas reduzem os sintomas da depressão, ansiedade, estresse e outros problemas que afetam a mente. Sem contar que eles ajudam a melhorar as funções cognitivas do nosso cérebro.

Então, além de aumentar a autoestima e felicidade, você terá melhora na capacidade de concentração, memória, aprendizagem e até o retardamento do envelhecimento das células do cérebro (evitando assim demências).

– Regula o sono

Se você deseja ter ótimas noites de sono, com as atividades físicas diárias isso é possível. Por liberar a endorfina, o hormônio do bem-estar, ocorre o alívio do estresse e consequentemente a regulação do sono, gerando até melhoras em quadros de insônia.

– Melhora a qualidade de vida

A prática, além de totalmente saudável, melhora muito a nossa qualidade de vida. A gente passa a se sentir com menos cansaço, com mais disposição para sair com os amigos, aproveitar a família, brincar com os filhos e essas pequenas coisas tornam a nossa vida muito melhor.

Por isso, para uma vida com saúde e qualidade, comece hoje mesmo com os exercícios.

Em resumo…

Agora que você tem certeza que os exercícios físicos podem transformar a sua vida, basta dar o primeiro passo para uma vida mais saudável e adotá-lo em sua rotina. Se você não quiser exercer atividades mais pesadas ou demoradas, basta em torno de 30 minutos de uma simples caminhada por dia.

Você vai ver os resultados rapidamente, vai ter muito mais saúde e uma melhor qualidade de vida para aproveitar os bons momentos em família e amigos.

Envie seu comentário