Tudo o que Você Precisa Saber sobre Dietas Low Carb

Tudo o que Você Precisa Saber sobre Dietas Low Carb

low carb

Nos últimos anos surgiram diversos tipos de dietas, inclusive a low carb, que bombou no ano de 2018 e ganha cada vez mais adeptos no mundo todo. Embora seja muito popular, muitos não sabem o que realmente é essa dieta e como ela de fato deve ser feita.

A dieta low carb literalmente significa em sua tradução ‘’baixo carboidrato’’ e a sua tradução resume muito bem do que se trata essa dieta. Ela é uma dieta restritiva que visa a diminuição de forma agressiva da ingestão de carboidratos simples na alimentação do indivíduo.

Segredos escondidos nas dietas low carb

Quando a gente sabe qual é a definição da dieta low carb, muito chamada também de dieta da moda, nós achamos que podemos passar a aderir a dieta simplesmente cortando todo e qualquer tipo de carboidrato.

Como sabemos, o nosso organismo necessita de todos os nutrientes para funcionar corretamente, necessitando assim também dos carboidratos, que são as nossas principais fontes de energia. Quando restringimos o seu consumo, obviamente estamos agredindo e prejudicando de alguma forma o nosso organismo.

Sendo assim, te contaremos alguns segredos da dieta low carb para que você possa fazer a dieta de modo correto, sem prejudicar o seu corpo.

– Não retire o carboidrato de vez da sua dieta

Como foi dito anteriormente, o carboidrato é a nossa principal fonte de energia e se de um dia para o outro nós simplesmente decidimos eliminá-los da nossa dieta, com certeza o nosso corpo irá sentir alguns reflexos, por isso é importante começar com a redução ou eliminação de carboidratos simples e ingestão dos complexos.

Elimine o carboidrato simples aos poucos para que os sintomas desagradáveis não sejam sentidos.

– Sintomas desagradáveis

Se você cortar o carboidrato completamente ou até mesmo se passar a reduzir a sua ingestão de modo bem radical, você pode começar a apresentar dores de cabeça, tonturas, fraquezas, indisposição e outros sintomas desagradáveis.

Então, se você sentir tais sintomas saiba que você está fazendo algo muito errado e precisa ajustar algumas coisas.

– Consuma carboidratos complexos

Os carboidratos simples são facilmente digeridos pelo nosso organismo e consequentemente acabam se acumulando no nosso corpo, principalmente na região abdominal, que geralmente é a mais propensa a acumular gordura. Já os carboidratos complexos demoram mais para o nosso organismo digerir.

Por esse motivo, além do fornecimento de energia de modo constante, sem causar picos de insulina, o carboidrato simples deve ser trocado pelo carboidrato complexo.

Se você em seu café da manhã consumia de carboidrato um pão, por exemplo, você pode trocar esse alimento por raízes ou até mesmo algum pão que seja integral.

– Uma dieta rica em proteína e gorduras boas

A dieta low carb é muito parecida com a dieta cetogênica, onde também ocorre a diminuição dos carboidratos na alimentação. A base da low carb são as gorduras consideradas boas e a proteína. Justamente por isso ela força um emagrecimento mais rápido.

As gorduras boas serão transformadas em energia pelo nosso corpo, através do processo de cetogênese. Já a proteína ajuda a aumentar a sensação de saciedade e é um alimento essencial para a manutenção dos músculos.

– Por quanto tempo devo fazer a dieta low carb

Cada pessoa possui suas necessidades individuais e por isso essa dieta pode ser feita para uns em mais ou menos tempo, a depender de suas necessidades nutricionais. Mas em média a dieta da moda deve ser realizada por no máximo 3 meses. Durante esse período qualquer pessoa pode atingir bons objetivos.

Se você fizer a dieta durante 3 meses e ainda sentir que pode obter mais resultados, basta reiniciá-la após uma pausa de em média 1 mês e adotá-la por um período mais curto.

– Exercícios

Atividades físicas leves e aeróbicos são os exercícios recomendados para quem está com a dieta em andamento. Os treinos mais pesados exigem muito mais energia e consequentemente um maior consumo de carboidratos, por isso eles não são recomendados.

A musculação feita de modo leve também é uma alternativa para manter a massa magra e definir os músculos enquanto emagrece.

Assim…

Agora que você sabe mais sobre a dieta low carb e como realmente ela funciona, você pode decidir se opta por ela ou não. Vale lembrar que se você não gosta ou apoia dietas que sejam um pouco mais restritivas, é interessante que você procure uma dieta que te agrade mais do que essa dieta da moda.

Envie seu comentário